AGV transforma 1.250 toneladas de resíduos em exemplo de economia circular na logística

O projeto piloto, implementado no centro de distribuição de Vinhedo, chegará às demais operações da companhia no país
São Paulo, outubro de 2025 — A AGV, operador logístico especializado em setores de alta complexidade, atingiu o marco de “Aterro Zero” em seu principal centro de distribuição, em Vinhedo (SP). A iniciativa garante que 100% das 1.250 toneladas de resíduos gerados anualmente pelos seus clientes tenham uma destinação ambientalmente correta, como a reciclagem ou o coprocessamento, eliminando completamente o envio para aterros sanitários.
O grande diferencial do projeto está na forma como a AGV assume a responsabilidade pela cadeia de suprimentos. A empresa vai além de suas obrigações diretas, gerenciando resíduos como papelão, plástico, madeira e gelo gel que não são gerados internamente, mas sim provenientes das operações de seus clientes no armazém. Ao oferecer essa solução de ponta a ponta, a empresa não apenas fortalece seu compromisso com a agenda ESG, mas também contribui diretamente para que a cadeia de suprimentos de seus clientes se torne mais sustentável.
O modelo desenvolvido para o “Aterro Zero” se destaca por ser economicamente viável, tornando-se autossuficiente, uma vez que a receita gerada com a venda de materiais recicláveis subsidia os custos do coprocessamento dos itens não recicláveis (como resíduos de refeitório e sanitários). Na prática, a AGV criou um ecossistema de economia circular dentro de seu próprio site, provando que é possível unir responsabilidade ambiental e viabilidade financeira.
“Nosso papel como líderes de setor vai além de oferecer um serviço logístico eficiente: temos a responsabilidade de inovar e criar modelos que sirvam de exemplo para o mercado”, declara Kleber Fernandes, Diretor Corporativo da Gestão Técnica da AGV Brasil & Colômbia. “O projeto mostra o nosso compromisso em transformar o setor logístico e prova que a sustentabilidade não é um custo, mas um investimento inteligente. ”, conclui o executivo.
O projeto piloto, que se provou eficaz e financeiramente autossuficiente, será agora expandido para as outras unidades da companhia no país.
Sobre a AGV
A AGV é um operador logístico brasileiro com 25 anos de atuação, com operações no Brasil e na Colômbia, e especialização na gestão da cadeia de suprimentos para os setores de saúde animal, saúde humana e bens de consumo. Operando com um modelo de negócio de baixa imobilização de ativos (asset light), a AGV se destaca pela flexibilidade e pela capacidade de oferecer soluções customizadas para operações de alta complexidade. A companhia tem como propósito elevar a experiência da logística a novos patamares, transformando a cadeia de suprimentos de seus clientes em uma jornada mais eficiente, transparente e proativa.